Farofa: o perfeito acompanhamento para carnes

Essa farofinha é uma ótima sugestão para acompanhar carnes, seja a suína ou a bovina.
No meu caso, o menu que rolou por aqui foi tipicamente brasileiro: arroz, feijão, bife, salada de folhas e a tal da farofa. Combinação  mais que perfeita, na minha opinião, claro.
Por conta do trabalho,  meu tempo anda bem escasso. Por essa razão, só me restam o sábado e o domingo para cozinhar. Nos outros dias, almoço em restaurantes self-service e janto em casa algo leve.
E comer em restaurante todo dia enjoa, não é? Tenho sentido muita falta de poder cozinhar e sentir o sabor do meu próprio tempero. Por isso, muitas vezes nos finais de semana faço algo trivial, como se fosse qualquer outro dia da semana.
Essa farofinha, você pode fazê-la durante essa semana ou para acompanhar o seu churrasco do final-de-semana que ainda vai chegar.
Para mim, essa receita, achada no blog da Tati, vai ficar no meu caderno, como a farofa certa para acompanhar carnes. E não é difícil de fazer não, viu, minha gente?
Farofa
Receita levemente adaptada daqui
1/4 xíc. (chá) de bacon cortado em cubinhos
1/4 xíc (chá) de linguiça calabresa em cubinhos
01 cebola pequena picadinha
01 dente de alho
1/2 pimentão vermelho cortado em cubinhos
10 azeitonas pretas Chilenas (pois são as mais graúdas)
01 ovo
+/- 1/3 xíc (chá) de farinha de mandioca
Salsinha, cebolinha e sal a gosto
Preparo
Junte o bacon e a calabresa em uma panela previamente aquecida e frite-os por alguns minutos, até perceber que juntou óleo no fundo da panela. Acrescente a cebola e o alho. Em seguida, adicione o pimentão vermelho e as azeitonas. Refogue por alguns minutos em seguida quebre um ovo, mexendo para agregar todos os ingredientes. Por último, no fogo baixo, coloque a farinha aos poucos (+/- 1/3 de xícara de farinha).mexendo sempre p/ ficar crocante. Coloque a salsinha, a cebolinha e acerte o sal. E bom apetite!

3 Replies to “Farofa: o perfeito acompanhamento para carnes”

  1. Adoro farofa de qualquer tipo estou com a boca cheia de água.
    Bjo

  2. Menina…sou louca por farofa!! Se deixar como todos os dias 🙂

  3. MINHA AMIGA,
    SOU FAROFEIRA, E ESTA SUA FAROFA TÁ COM UM
    ASPECTO DELICIOSO. REALMENTE É ÓTIMA PARA
    ACOMPANHAR UMA CARNINHA ASSADA, HUMMMMMM!
    BJS ♥

Deixe uma resposta