Abobrinha ao forno light

Olá! A receita de hoje será bem nutritiva, saborosa e saudável: abobrinha ao forno light!

É sempre bom “dar um tempo” e deixar a carne vermelha de lado, né? Falo isso porque eu me considero uma pessoa “carnívora”… Uns dizem que o tipo do sangue influencia (sou tipo O), mas não sei se é mito ou verdade. O que eu sei é que quando passo um tempinho sem carne vermelha, começo a subir pelas paredes! Sou daquelas que amam um bifinho com tomate e cebola, um churrasco, um carpaccio, enfim, uma carne beeeemm mal passada (os vegetarianos que me desculpem!)… hummm! Que delícia! Mas, sou uma carnívora consciente, e sei que, para o colesterol, isso não é muito bom, então, eu tento controlar e alterno com frango, peixe e legumes. O corpo agradece!…rs
Bom, vamos ao que interessa, não e mesmo?
Abobrinha ao forno LIGHT

01 abobrinha média cortada em rodelas de +/- 0,5 cm
01 cebola média cortada em fatias
01 tomate grande, bem vermelho, cortado em cubos
01 dente de alho bem picadinho
Queijo branco cortado em cubos (eu usei 03 tiras de +/- 1 cm, cortado em cubos pequenos)
Queijo parmesão para gratinar
Azeite, orégano e sal à gosto

Preparo

Em um refratário, coloque 03 colh (sopa) de azeite e distribua as rodelas de abobrinha uniformemente. Em seguida, coloque 01 camada de cebola e tomate e salpique com orégano, sal e alho.

Regue novamente com 03 colh. (sopa) de azeite e repita  o mesmo procedimento. (01 camada de abobrinha, depois a cebola com o tomate e os temperos…etc.) até que todas as rodelas de abobrinha tenham sido colocadas no refratário. Por último, acrescente o queijo branco e polvilhe o parmesão.

Cubra o refratário com papel alumínio e leve ao forno (180°C) por 30 minutos. Depois, com um garfo, teste se a abobrinha está macia e se necessário deixe mais 10 minutos até que ela esteja macia. Por último, retire o papel alumínio e deixe gratinar. Prontinho!

Manja che te fa bene!!!

19 Replies to “Abobrinha ao forno light”

  1. Tem uma cara muito boa! vou testar! Vc saberia me dizer quantas calorias ela tem?
    Obrigada
    Renata

  2. NA RECEITA NÃO CONSTA COMO O QUEIMO BRANCO DEVE SER UTILIZADO. EM CADA CAMADA???

    1. Olá "Anônimo"!

      Acho que vc quis dizer queijo branco, né? Vc pode colocá-lo na última camada e por último polvilhar o parmesão. Essa é apenas uma sugestão. Fique à vontade para colocar o queijo em qualquer uma das camadas… Ou, se for como eu que adora um queijinho, capriche no queijo, ok?

      Beijinhos e obrigada pela dica! Vou atualizar o post!

  3. Oiii, tô buscando receitas com abobrinha, porque tenho abobrinha aqui saindo pelo ladrão.
    Tô levando a sua receita que me parece ótima e com queijo então, o cara metade vai adorar.

    Bjs

    1. Oi Maria de Lourdes!!! Que alegria receber sua visita! Essa "receita" (acho mais que é uma dica de preparo) é super simples, porém saborosa!
      Espero que vc goste!

      Um grande abraço apertado!!!

    2. Vou gostar pois tem tudo pra ser saborosa.
      Bjs

    3. Minha filha fez agora para o almoço, depois digo com ficou!

  4. Amei essa receita. Acrescentei carne moída bem temperadinha por cima da abobrinha e ficou maravilhoso!!!

    1. Oi Raquel!

      Nossa, fico super contente que tenha gostado! Obrigada por compartilhar e contribuir com a ideia da carne moída! Imagino que deva ter ficado divino mesmo!

      Bjs querida e volte sempre! 😉

  5. Marcia tsuchiya - Leme - Sp. says: Responder

    Olá, meu trigliceries esta alta porisso sai procurando receitas, vou fazer esta sugestão sua amanhã, achei muito boa, vou caprichar na cebola, além de gostar, é fibra. Bj e obrigada.

  6. Eu e m. mãe adoramos a receita. Testamos colocando duas camadas de carne moída além de colocarmos azeitona e cebolinha. Ficou uma maravilha! Saudável e saboroso. Mt obrigada pela dica!

  7. Só uma sugestão: acho que a abobrinha deve levar pelo menos um "susto" no fogo, porque quando fiz esta receita pela primeira vez, percebi que ela demora um pouquinho para amolecer no forno. O mais, é um prato delicioso e saudável!

    Albany Feu

  8. Parabéns, além de lindo prato é delicioso, mas eu fiz de uma maneira diferente pegue uma frigideira e dei um susto na abobrinha com azeita alho e cebola, não deixei cozinhar muito coloquei ela no refratário e fiz o restante como orientou, foram 15 minutos no total. Uma delícia, obrigada pela dica, vou fazer com beringela agora

  9. Eu fiz! E ficou deliciosa!

  10. Bom dia! Eu faço só que de forma diferente. Corto ela no meio, tiro semente e coloco em um prato corto em cubos tomate, cebola, pimentão e acrescenta junto as sementes. Antes de rechear ela, passar sal e tempero a gosto depois reheie ela com esses engredientes, coloque orégano e assar no micro por 3,5min. É mais ligth e super rápido.Mas não deixe muito tempo no micro para não secar.

  11. Compartilhei sua receita no meu blog, vou fazer essa receita e depois te conto como ficou, bjsss

  12. Adorei a receitinha!! Essa é das ótimas, fáceis e rápidas de preparar. Fiz no almoço de hoje e ficou divina!! O que é mais engraçado é que todo mundo faz mas de "um jeitinho diferente" – só acompanhei os comentários aqui *rs. Essa é a delícia da magia de cozinhar, inventar e reinventar sempre!!
    Obrigada por compartilhar!!
    Bjs,

  13. Olá! Que satisfação ! Receita de abobrinha light. Uma delícia ! Usei como alternativa queijo Camembert. Ficou muito saboroso. O pessoal aqui de casa adorou.

  14. Alguém sabe se posso congelar?

Deixe uma resposta